Política

Lula destaca aprovação de propostas apesar de Congresso adverso

Presidente ressalta diálogo e negociação para garantir avanços legislativos e promete ampliar transparência orçamentária.

09/12/2025
Lula destaca aprovação de propostas apesar de Congresso adverso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (9) que governa com "um Congresso totalmente adverso", mas ressaltou que a relação institucional tem permitido a aprovação da maior parte das propostas enviadas pelo Executivo.

Durante o lançamento do programa CNH do Brasil, Lula destacou que a única alternativa possível é "fazer política", citando diálogo, negociação e convencimento como ferramentas essenciais para o governo.

O presidente agradeceu ao Congresso Nacional pela aprovação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. Ele reconheceu que o valor é "pouco", mas ponderou que as decisões devem considerar a "correlação de forças" do cenário político. "Quem quer tudo, às vezes não tem nada", afirmou.

Lula também comentou o ambiente eleitoral, observando que "todo mundo já está em campanha" e que o Natal "já foi esquecido" na dinâmica política. Segundo ele, 2026 será "o ano da verdade", quando o governo pretende intensificar o diálogo com a população para combater a desinformação. "A política está complicada no mundo inteiro. Podemos polarizar, mas sem estimular o ódio", ressaltou.

O presidente enfatizou que sua avaliação de governo deve ser baseada no impacto das políticas públicas na vida da população, citando indicadores sociais, renda, saúde, educação e economia como parâmetros para medir resultados. "Só tem um sentido para quem quer se reeleger: saber se o povo melhorou ou não melhorou", disse.

Lula ainda afirmou que pretende ampliar a transparência sobre a execução orçamentária nos próximos meses. Ele declarou que quer que "cada pessoa saiba quanto de dinheiro foi colocado em cada cidade" e lembrou que, ao fim de seu primeiro mandato, registrou em cartório todas as entregas da gestão.