Política
Lula destaca medo de mulheres em denunciar agressões e critica eficácia de tornozeleiras
Presidente cita caso de Bolsonaro para questionar medidas protetivas e convoca debate nacional sobre violência contra a mulher.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que muitas mulheres deixam de denunciar agressores por temerem represálias ainda mais graves. Durante discurso na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília, Lula ressaltou que medidas protetivas, como o uso de tornozeleiras eletrônicas, nem sempre garantem a segurança das vítimas.
O presidente citou o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria tentado danificar sua tornozeleira eletrônica no fim de novembro, resultando em sua prisão. "Muitas vezes as mulheres não fazem denúncia porque têm medo de que a vingança seja maior. 'Ah, vai colocar a tornozeleira, o cara não pode se aproximar de casa'. Mas quem está sozinha em casa é a mulher, e o safado aparece. E quando aparece, mais nervoso. Se até um presidente que tentou dar um golpe no País tentou tirar a tornozeleira dele, imagina esses agressores", declarou Lula. A fala foi seguida por gritos de "sem anistia" da plateia.
Lula defendeu a união de diversos setores para enfrentar a violência contra a mulher. Ele propôs a convocação do Congresso Nacional, Judiciário e sociedade civil para debater o tema. "A luta tem de ser dos homens também e as mulheres unidas jamais serão reprimidas. É importante envolver o Congresso Nacional, Senado e Câmara, a Suprema Corte, o STJ, os tribunais de justiça dos Estados, os sindicalistas, os evangélicos, todo mundo. É preciso um mutirão educacional para que o homem, quando tiver vontade de bater em uma mulher, pegue seu sapato e bata em sua cabeça, não se vingar da mulher", afirmou.
Durante o evento, Lula reforçou seu compromisso com a população: "É para vocês e por vocês que fui eleito e é para nós que tenho que governar, não para a elite brasileira". O presidente também recordou o período em que esteve preso em Curitiba e agradeceu o apoio recebido. "Eu sou um pouquinho de cada um de vocês que dá esse todo para que eu faça as coisas. Quando estou fazendo, pode ter certeza de que são vocês que estão fazendo. Se não fosse a energia, disposição e confiança de vocês... Vocês pensam que vou esquecer 580 dias de cadeia se não fossem vocês na rua para me libertar? Acham que vou esquecer que o povo brasileiro teve coragem de votar em um semianalfabeto para ser presidente da República três vezes?"
Lula ainda afirmou que "negacionistas" e "tranqueiras" não voltarão a governar o país, em referência à oposição. A declaração ocorre três dias após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ser oficializado como candidato do bolsonarismo ao Palácio do Planalto em 2026.
O presidente também falou sobre sua disposição para continuar lutando pelas causas populares, apesar da idade. "Eu estou com 80 anos de idade, mas vou dizer uma coisa para vocês, tem muita gente, com 40 ou 50, que não têm 20% da causa que eu tenho para lutar por esse povo. Eu tenho uma causa, e quem tem uma causa não fica velho. Os anos passam, mas a disposição é a mesma. É por isso que eu digo para vocês que nunca mais os negacionistas, essas tranqueiras que governaram esse País vão voltar", concluiu.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo