Política

Paim destaca Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Senador ressalta avanços e desafios na luta por inclusão e cidadania de pessoas com deficiência no Brasil.

08/12/2025
Paim destaca Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Paulo Paim (PT-RS) - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Paim afirmou que a data estimula discussões e reflexões fundamentais sobre o tema.

“Hoje, no Brasil, existem cerca de 17 milhões de pessoas com alguma deficiência. Ou seja, 8,9% da população. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada em Nova York em 2006, reconhece a deficiência como algo dinâmico, em evolução, que surge da interação entre as alterações corporais e as barreiras que dificultam a vida das pessoas”, destacou.

O senador também ressaltou os avanços conquistados, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência — originado de projeto de sua autoria. Segundo Paim, o estatuto “reconhece a pessoa como sujeito de direito e cidadania”. Por outro lado, ele lembrou que “ainda temos muito por fazer” para superar os desafios enfrentados por essa população.

“Antes de pensarmos no planeta, precisamos pensar nas relações entre as pessoas. São as habilidades humanas que devem ser trabalhadas, a nossa empatia que precisa ser desenvolvida. A capacidade que devemos observar é a de nos relacionarmos uns com os outros, de nos comunicar e, juntos, encontrar os melhores caminhos. Foi com muito diálogo que aprovamos tanto a Convenção [da ONU] quanto o Estatuto da Pessoa com Deficiência”, concluiu.

Por Bruno Augusto, sob supervisão de Patrícia Oliveira