Política
Comissão especial vota parecer sobre regulamentação do trabalho por aplicativo
Projeto de Lei Complementar propõe novo marco legal para motoristas e entregadores de apps como Uber e 99. Votação ocorre nesta terça-feira na Câmara.
A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável por analisar a regulamentação do trabalho por aplicativo discute e vota, nesta terça-feira (9), o parecer do relator, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE). A reunião está marcada para as 15 horas, no plenário 7.
O colegiado avalia o Projeto de Lei Complementar 152/25, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que estabelece regras para os serviços de transporte remunerado privado individual de passageiros e de coleta e entrega de bens operados por plataformas digitais. A proposta define normas para o funcionamento de empresas como Uber, 99 e InDrive no Brasil.
O texto em análise também aborda as condições de trabalho e a vinculação previdenciária dos profissionais do setor. Atualmente, a maioria desses trabalhadores atua como microempreendedor individual (MEI), modelo considerado inadequado pelo Ministério da Previdência Social para essa atividade.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo