Política
PSOL demonstra cautela diante de possível federação com PT e avança diálogo com Rede
Dirigentes do PSOL avaliam com reservas a proposta de federação com o PT e priorizam a manutenção da aliança com a Rede Sustentabilidade para 2025.
Integrantes do PSOL ouvidos pelo Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, demonstram receio diante da possibilidade de formação de uma federação com o PT a partir do próximo ano. Segundo apuração, a cúpula do partido não considera a negociação como prioridade no momento.
Pelo contrário, fontes consultadas pela reportagem afirmam que o PSOL mantém conversas avançadas para preservar a federação já existente com a Rede Sustentabilidade.
O principal temor de lideranças do PSOL é que uma federação com o PT possa restringir a autonomia programática da legenda e transformar o partido em uma linha auxiliar dos petistas.
O Broadcast Político confirmou com fontes do PT que houve, de fato, um convite ao PSOL para discutir uma federação a partir do próximo ano. A proposta foi apresentada recentemente como forma de iniciar o debate sobre o tema.
A iniciativa faz parte da estratégia do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de buscar o maior grau de unidade possível entre as siglas de esquerda e centro-esquerda com relevância nacional. Nos últimos meses, o PT tem promovido reuniões com as direções de PCdoB, PV, PDT, PSOL, PSB, Cidadania e Rede, visando uma frente ampla para 2026.
O PSOL tem origem em uma dissidência do PT: parlamentares expulsos do partido por votarem contra a reforma da Previdência no primeiro governo Lula fundaram a nova legenda. Desde então, o PSOL se posicionou como oposição à esquerda durante os mandatos petistas, enquanto PSDB e DEM lideravam a oposição à direita.
A reaproximação entre PSOL e PT ganhou força durante o processo de impeachment e a eleição de Jair Bolsonaro. Essa relação se consolidou no terceiro mandato de Lula, com o PSOL indicando Sônia Guajajara para o Ministério dos Povos Indígenas e, posteriormente, Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado