Política
Dirceu prevê 'momento revolucionário' no Brasil ao citar isenção do IR em evento do PT
Ex-ministro destaca reformas e benefícios sociais durante reunião do partido para discutir eleições de 2026 e programa de governo
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou nesta sexta-feira, 5, que tem a "intuição" de que o Brasil viverá um "momento revolucionário", citando benefícios sociais como a isenção do Imposto de Renda para os mais pobres. Dirceu coordena um dos grupos responsáveis pela formulação do programa da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Eu tenho a intuição de que o Brasil vai viver um momento revolucionário. A questão é saber se estamos à altura desse momento, se vamos ser capazes, neste Congresso, de dotar o nosso partido de um estatuto e de uma organização para enfrentar o desafio. O desafio é o risco de guerra", disse Dirceu durante evento do PT nesta noite. Ele se referiu à consciência política dos brasileiros, que, segundo ele, passaram a ter consciência de classe devido a medidas como a reforma tributária, a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e a possibilidade de redução da jornada de trabalho.
O diretório nacional do PT se reuniu em Brasília nesta sexta-feira para discutir as eleições de 2026 e a construção do programa de governo de Lula. Em manifesto publicado pelo partido, a sigla afirma que os brasileiros sofrem os efeitos da "crise do capitalismo", defende uma discussão "sem medo" sobre os desafios da segurança pública e aponta a redução da jornada de trabalho como principal objetivo de um eventual governo Lula 4.
Durante a reunião, o presidente do PT, Edinho Silva, afirmou que os petistas promoverão debates até abril de 2026 para traçar estratégias de reeleição para Lula. Não houve menção à escolha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato bolsonarista para enfrentar o presidente no próximo ano.
No encontro, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, anunciou que deixará o comando do think tank petista. Ainda não foi definido quem irá substituir Okamotto na função, considerada estratégica para a elaboração do projeto do PT para 2026.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado