Política
Comissão aprova medidas para inclusão de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho
Projeto de Lei propõe ações para combater a discriminação e promover oportunidades para mulheres maduras
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1566/25, que estabelece medidas para a inclusão e permanência de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho.
O objetivo do texto é combater a discriminação, promover a qualificação profissional dessas trabalhadoras e incentivar boas práticas de empregabilidade. Os serviços nacionais de aprendizagem deverão oferecer programas específicos para esse público.
A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a aprovação da proposta. “Esta proposta é necessária para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo, alinhado à nova realidade demográfica”, afirmou.
A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), autora do projeto, destacou: “Ainda persistem graves obstáculos, como etarismo, desigualdade salarial em relação aos homens e falta de oportunidades adequadas à experiência dessas profissionais”.
O texto aprovado altera as leis do Programa Emprega + Mulheres, do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo