Política
Caso Marielle: Moraes pede a Dino que marque data de julgamento de Chiquinho e Domingos Brazão
Ministro do STF solicita agilidade no julgamento dos acusados de planejar o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao presidente da Primeira Turma, ministro Flávio Dino, que agende o julgamento da ação penal contra os acusados de planejar o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Em despacho nesta quinta-feira, 4, Moraes destacou que a fase de instrução processual já foi concluída e todas as diligências necessárias foram cumpridas.
A ação penal, que apura a responsabilidade dos mandantes do crime, tem cinco réus: o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, o ex-assessor do TCE Robson Fonseca e o policial militar Ronald Alves Pereira.
Em maio, a Procuradoria-Geral da República pediu a condenação dos irmãos Brazão e dos outros três acusados.
Os executores do crime, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, já foram condenados pela Justiça após confessarem participação na execução e firmarem acordos de delação premiada.
A dupla foi denunciada e condenada por duplo homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e receptação do veículo Cobalt usado no crime, ocorrido em 14 de março de 2018.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo