Política
Zenaide destaca importância da vacinação de gestantes contra vírus da bronquiolite
Senadora ressalta distribuição nacional da vacina contra o VSR e alerta para riscos da desinformação
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), em pronunciamento na terça-feira (2), destacou que o Ministério da Saúde iniciou a distribuição nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Segundo a parlamentar, o Ministério enviará 673 mil doses para todos os estados e para o Distrito Federal.
A imunização, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
— O vírus sincicial respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de 2 anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo as hospitalizações. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave causados pelo VSR — afirmou Zenaide.
A senadora também alertou para a importância da vacinação e criticou a disseminação de informações falsas. Médica de formação, ela ressaltou que a desinformação tem afastado famílias dos postos de saúde. Zenaide citou estudo publicado na revista The Lancet, que relaciona a vacinação à redução da mortalidade infantil em diversos países, além de mencionar dados da Fiocruz que apontam queda na cobertura vacinal de crianças e baixo índice de aplicação das doses contra a covid-19 em menores de 5 anos.
— Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação dos agentes infecciosos (os vírus) nas comunidades, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivo de saúde. Reitero também a necessidade de promover canais de informação de interesse público, para combater o negacionismo e as notícias falsas que circulam na internet — declarou, lembrando que o Brasil mantém um programa nacional de imunizações desde 1973.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo