Política
Congresso busca acordo para votar LDO de 2026 nesta quinta-feira
Sessão conjunta para análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias depende de articulação entre líderes e CMO.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta terça-feira (2) que a sessão conjunta do Congresso Nacional — reunindo Câmara e Senado — para votar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (PLN 2/2025) está prevista para quinta-feira (4).
Davi informou que passou o dia em articulações com o presidente da Câmara, Hugo Motta, membros da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e líderes partidários, com o objetivo de ajustar o trâmite da proposta e também do Projeto de Lei Orçamentária de 2026 (PLN 15/2025).
“Estamos tendo muitos desencontros em relação às questões do Orçamento. Estamos construindo, com as lideranças do governo no Congresso, uma nova sessão do Congresso Nacional para quinta-feira, a fim de deliberarmos sobre a LDO”, declarou Davi.
Votação na CMO
Antes da análise em sessão conjunta, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias será votado na CMO. Segundo o presidente da comissão, senador Efraim Filho (União–PB), a previsão é que isso ocorra na quarta-feira (3), juntamente com a votação do relatório da receita, uma das etapas preliminares à votação do Orçamento.
A expectativa é que os relatórios setoriais sejam apreciados na próxima semana e que a votação do Orçamento fique para a semana seguinte.
“Se tudo correr conforme o planejado, teremos a votação da LDO e do relatório da receita amanhã [na CMO], os relatórios setoriais na semana que vem e o Orçamento na semana seguinte”, explicou Efraim.
O senador destacou o empenho da comissão em manter o cronograma: “As negociações estão em andamento. Um Orçamento que não cumpre o cronograma este ano representa prejuízo para todos — para o governo, para o Congresso e, principalmente, para o Brasil”.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados