Política

Liga do Bem celebra 10 anos com homenagem em sessão especial no Senado

Grupo de voluntários do Senado é reconhecido por ações sociais que já beneficiaram milhares em todo o país.

02/12/2025
Liga do Bem celebra 10 anos com homenagem em sessão especial no Senado
Liga do Bem celebra 10 anos com homenagem em sessão especial no Senado - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Liga do Bem — grupo formado por colaboradores voluntários do Senado que atua em campanhas solidárias — foi homenageada em sessão especial promovida nesta terça-feira (2) pelo Senado.

Senadores e convidados destacaram o impacto social das ações da Liga do Bem, que completa 10 anos em 2025. O grupo estima ter arrecadado e distribuído mais de 300 toneladas de alimentos, 38 mil fraldas e 8 mil agasalhos ao longo da década.

Criada em novembro de 2015, a partir de uma sugestão do servidor Alisson Bruno Dias de Queiroz, a Liga do Bem se consolidou como referência em voluntariado no Legislativo.

A sessão especial foi realizada a pedido da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), autora do requerimento REQ 263/2025. A condução ficou a cargo da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

— A Liga do Bem, silenciosa muitas vezes, tem salvado vidas em Brasília, no Distrito Federal, e influenciado grandes projetos sociais em todo o país. Dez anos de grandes entregas, dez anos em que estamos cuidando das pessoas, dez anos em que estamos fazendo a diferença — afirmou Damares.

Para a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), as ações do grupo ultrapassam ideologias, partidos ou formalismos, tornando a Liga do Bem um exemplo de que “a Casa legislativa pode e deve ser também um agente de amparo e fraternidade”.

Impacto social

A Liga do Bem realiza campanhas anuais como Natal Solidário, Outubro Rosa, Corte Solidário e Tudo para Elas. Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, ressaltou que as iniciativas do grupo são uma das formas de o Senado impactar positivamente a sociedade.

Patrícia Seixas Alves, coordenadora da Liga do Bem, destacou o trabalho coletivo dos voluntários:

— Muitas pessoas não sabem o que está por trás de uma campanha. Não é apenas uma caixa de doação no corredor; é muito mais que isso. O nosso cronograma, com todas as campanhas e ações, é entregue por inteiro à nossa diretora-geral no mês de fevereiro. Após a sua aprovação, as equipes entram em ação e os trabalhos começam a se conectar. É nos bastidores de uma campanha que se trabalha incansavelmente, em silêncio, para que tudo saia perfeito.

O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou da campanha SOS Rio Grande do Sul, promovida pela Liga do Bem em 2024, que enviou ao estado cerca de 207 toneladas de doações, além de arrecadação financeira. Alimentos, roupas, cobertores e água foram destinados às vítimas das enchentes.

— A Liga do Bem, além de levar toneladas e toneladas de doações, ofereceu ombro, ofereceu uma mão estendida para acariciar e dar aquilo que a gente quer muito em um momento desses: o abraço — declarou Paim.

Representantes de diversas instituições agradeceram a parceria com a Liga do Bem e enfatizaram o impacto das campanhas na vida dos beneficiários. Convidados destacaram que celebrar o aniversário do grupo evidencia sua capacidade de mobilizar coletivos, engajar instituições e inspirar pessoas.

— A dedicação, a generosidade e o compromisso da Liga do Bem foram fundamentais para que tantos projetos pudessem avançar e alcançar quem mais precisava de ajuda. Cada gesto solidário, cada hora de voluntariado e cada iniciativa conjunta refletem o verdadeiro sentido de empatia e serviço ao próximo — salientou Larissa Bezerra da Silva, gestora da Rede Feminina de Combate ao Câncer.