Política

Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste para 2026

Governador de Alagoas assume liderança regional com foco em desenvolvimento econômico, inovação e integração entre os nove estados

02/12/2025
Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste para 2026
- Foto: Arquivo

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi eleito, nesta segunda-feira (1º), presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026. Ele substitui o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que ocupou o cargo desde fevereiro deste ano.

A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada no Hotel Blue Tree, em Teresina (PI). Em discurso após a eleição, Paulo Dantas destacou a importância da integração regional e garantiu que projetos bem-sucedidos terão continuidade.

“Quero dizer ao povo da região Nordeste que nós vamos continuar fazendo um trabalho com união, com integração, em rede colaborativa, de maneira transversal, com capacidade de escuta, com planejamento estratégico capaz de desenvolver os nove estados do Nordeste e fazer com que a vida das pessoas melhore nesta região maravilhosa”, afirmou.

O governador também enumerou áreas prioritárias para sua gestão no Consórcio, como inteligência artificial, turismo, infraestrutura, logística, ciência, tecnologia e inovação, energia limpa e descarbonização. Segundo ele, o objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, fortalecendo políticas públicas conjuntas.

Sobre o Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, conhecido como Consórcio Nordeste, reúne os nove estados da região — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A autarquia interfederativa tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, articular políticas públicas e defender interesses comuns dos governos estaduais.

Além de atuar em projetos estruturantes, o Consórcio também trabalha na construção de pactos regionais voltados à redução de desigualdades, ao combate a preconceitos e à valorização da biodiversidade e das populações nordestinas.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.