Política

Comissão de Saúde discute reajuste na tabela do SUS para diálise

Audiência pública na Câmara busca soluções para garantir assistência a pacientes renais e viabilidade das clínicas

02/12/2025
Comissão de Saúde discute reajuste na tabela do SUS para diálise
Audiência na Câmara debate reajuste da tabela do SUS para garantir atendimento em diálise. - Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (3), uma audiência pública para debater a necessidade de reajuste na Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) referente aos procedimentos de diálise. O encontro tem como objetivo discutir formas de assegurar assistência adequada aos pacientes renais crônicos e manter a sustentabilidade das clínicas conveniadas ao SUS.

A audiência foi solicitada pelo deputado Pedro Westphalen (PP-RS) e está agendada para as 17 horas, no plenário 7.

De acordo com o parlamentar, o setor de diálise enfrenta uma crise financeira nos últimos anos, provocada pela defasagem da tabela de repasses e pelo aumento constante dos custos operacionais. "Essa situação ameaça a continuidade dos atendimentos e compromete a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes", alerta Westphalen.