Política
Após 22 anos no Senado, Paulo Paim anuncia último mandato
Senador gaúcho, reconhecido por sua atuação em defesa dos trabalhadores, afirma que não disputará novas eleições após mais de duas décadas no Senado
Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (1), o senador Paulo Paim (PT/RS) anunciou que este será seu último mandato parlamentar. Eleito senador pela primeira vez em 2002, Paim também exerceu o mandato de deputado federal entre 1987 e 2003. Sua trajetória política é marcada pela defesa dos direitos dos trabalhadores, da Previdência Social, pela valorização do salário mínimo, pelo combate a discriminações e pelo fortalecimento da proteção a crianças, jovens e idosos.
O senador, que iniciou sua carreira como metalúrgico em Caxias do Sul (RS), tem atualmente 75 anos. Em seu discurso, agradeceu às lideranças políticas que o acompanharam ao longo dos anos, destacando nomes do PT, PSol e PCdoB, além de relembrar sua forte ligação com os movimentos sindicais.
— Fica aqui um carinho especial ao movimento sindical, a todas as centrais nacionais e estaduais, que inclusive viajaram comigo pelo estado [do Rio Grande do Sul], fazendo o bom debate das pautas dos trabalhadores, como a da Previdência, a da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], a da "pejotização", que são preocupações nossas, da própria escala 6x1. Agradeço a todos que têm essa visão de que o direito dos trabalhadores e das trabalhadoras tem que ser respeitado. Discutimos, nas viagens que fizemos, o trabalho escravo, a questão dos MEIs [microempreendedores individuais], a questão da urbanização da economia — afirmou.
Em tom emocionado, Paim fez questão de homenagear os militantes que o acompanharam ao longo da trajetória política:
— Os militantes sabem que correm o risco dos naufrágios, correm o risco de serem levados pelas ondas, mas, no fim das contas, isso não importa, pois há uma missão a ser cumprida: eles querem alcançar as areias da praia. Aqueles que militam, dedicam-se, de corpo e alma, aos serviços de uma luta boa e justa. Não importam os descaminhos, eles, os militantes, sempre darão um jeito de escalar as montanhas e concretizar os sonhos da plena liberdade humana, da justiça social e do trabalho digno. E tudo isso é ser um verdadeiro militante. Com eles, muito eu aprendi, com muito orgulho eu digo: como é bom, como é bom amar todos vocês — declarou.
Por Bruno Augusto, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico