Política

Seminário debate prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele no Brasil

Evento na Câmara dos Deputados reúne especialistas e autoridades para reforçar a importância do combate ao câncer de pele e destacar iniciativas como o Dezembro Laranja

01/12/2025
Seminário debate prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele no Brasil
O câncer de pele responde por cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país - Foto: UEL/Agência de Notícias do Paraná

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (3), um seminário dedicado ao combate ao câncer de pele no Brasil.

O evento será realizado no plenário 3, a partir das 14h30.

O seminário atende a solicitação do deputado Dr. Frederico (PRD-MG), que ressalta o objetivo de intensificar o debate sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, inserindo o tema de forma permanente na agenda política nacional.

Segundo o parlamentar, desde 1999, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza ações de conscientização sobre o câncer de pele, que passaram a integrar a campanha Dezembro Laranja a partir de 2014.

Essas atividades incluem mutirões de atendimento, palestras, divulgação de dados, ações educativas em espaços públicos e distribuição de filtros solares.

Dr. Frederico destaca ainda que, em maio de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou as doenças de pele como prioridade global de saúde pública, reconhecendo seu impacto na qualidade de vida de bilhões de pessoas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele representa cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país. Quando diagnosticada precocemente, a doença apresenta uma taxa de cura superior a 90%.