Política

CPMI do INSS não determinou suspensão de novos empréstimos consignados

Áudio que circula em aplicativos de mensagem dissemina informação falsa sobre decisão da comissão. Senador Carlos Viana esclarece que proposta não afeta novos contratos.

01/12/2025
CPMI do INSS não determinou suspensão de novos empréstimos consignados
Presidente da CPMI, senador Carlos Viana (E), e o empresário Camargo Júnior - Foto: Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

É falso que a CPMI do INSS tenha determinado a suspensão da contratação de novos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Um áudio que circula em aplicativos de mensagem atribui essa decisão ao presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), mas a informação não procede. Oriente seus familiares e amigos a não compartilharem esse conteúdo.

O Regimento Interno do Senado delimita as atribuições dos presidentes e vice-presidentes das comissões, sejam elas permanentes ou temporárias, como é o caso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Segundo o artigo 89, cabe ao presidente coordenar os trabalhos, convocar reuniões, resolver questões de ordem, publicar atas e assinar expedientes. Não existe previsão regimental para decisões unilaterais dessa natureza.

As deliberações das comissões seguem o princípio da colegialidade, ou seja, medidas como convocações, requisições e propostas devem ser aprovadas pelo plenário da comissão. Ao presidente cabe apenas executar decisões aprovadas pela maioria dos membros.

Pelas redes sociais, o presidente da CPMI do INSS desmentiu o áudio. Carlos Viana explicou que existe uma proposta para suspender, por 180 dias, o desconto de parcelas de empréstimos já contratados, até a realização de auditoria pelos órgãos competentes. Segundo o senador, essa medida, se aprovada, não afetará novos empréstimos.

Para acompanhar informações seguras e atualizadas sobre a CPMI do INSS, acesse os canais oficiais do Senado Federal, como a página da comissão no site do Senado, o portal Senado Notícias, o canal da TV Senado no YouTube e a Rádio Senado.

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social dedicado à checagem de informações sobre o Senado Federal, com o objetivo de combater fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato pelo e-mail: [email protected], pelo telefone 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular), pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601, ou utilize o Formulário de mensagem.