Política
CPMI do INSS ouve empresário preso por esquema de descontos ilegais nesta segunda-feira
Sandro Temer de Oliveira, acusado de liderar fraudes contra aposentados, presta depoimento à comissão; ex-coordenador do INSS também pode ser ouvido
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza reunião nesta segunda-feira (1º), às 16h, para colher o depoimento de Sandro Temer de Oliveira, empresário apontado como um dos líderes de associações envolvidas em descontos ilegais aplicados a aposentados e pensionistas. Sandro foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Sem Desconto.
O empresário foi convocado por requerimentos dos senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo os parlamentares, as associações ligadas a Sandro teriam distribuído valores desviados para empresas registradas em nome de laranjas.
Conforme Izalci, Sandro Temer de Oliveira e seu sócio Alexsandro Prado Santos controlavam duas entidades sediadas em Sergipe: a Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (AAPPS Universo) e a Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (APDAP Prev). Essas instituições seriam responsáveis por efetuar descontos mensais compulsórios e fraudulentos nos benefícios dos segurados.
“A ostentação de um patrimônio nababesco, incluindo veículos de luxo avaliados em milhões de reais e vultosas quantias em moeda estrangeira, apreendidos durante sua prisão preventiva, constitui um retrato grotesco do enriquecimento ilícito e da pilhagem que sua organização criminosa supostamente promoveu, tornando seu depoimento um ponto nevrálgico para dissecar a anatomia desta fraude bilionária”, avalia Izalci.
Caso haja tempo hábil, a CPMI poderá ouvir ainda nesta segunda-feira o ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva. Ele foi alvo de 11 requerimentos de convocação, um deles apresentado por Izalci, que destacou a importância do depoente: “O convocado ocupou uma posição nevrálgica no INSS e é peça central na engrenagem que permitiu os descontos em benefícios de aposentados e pensionistas.”
Segundo as investigações, Jucimar teria assinado uma nota técnica que autorizou o desbloqueio em lote de descontos associativos a pedido de uma das entidades centrais no escândalo. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), também apresentou requerimento para a convocação do ex-coordenador.
Como participar
O evento será interativo: cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que poderão ser lidos e respondidos ao vivo por senadores e debatedores. O Senado oferece declaração de participação, válida como atividade complementar em cursos universitários. O Portal e‑Cidadania também recebe opiniões sobre projetos em tramitação e sugestões de novas leis.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico