Política

Morre funcionário ferido em explosão no Ministério da Igualdade Racial

Técnico da CEB não resistiu aos ferimentos após três dias internado; explosão ocorreu durante manutenção em subestação de energia em Brasília

28/11/2025
Morre funcionário ferido em explosão no Ministério da Igualdade Racial
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Um funcionário terceirizado que havia se ferido gravemente em uma explosão na subestação de energia do Ministério da Igualdade Racial, em Brasília, morreu nesta sexta-feira, 28, após três dias de internação. A morte de Raimundo Nonato do Nascimento Chaves foi confirmada em nota oficial pelo ministério.

De acordo com o comunicado, Chaves realizava trabalhos de manutenção na subestação, localizada ao lado do Bloco C, quando o equipamento explodiu. Ele sofreu queimaduras em várias partes do corpo e foi socorrido em estado grave. Outras seis pessoas também ficaram feridas no incidente.

“Nosso profundo sentimento de solidariedade a amigos e familiares de Raimundo neste momento de dor”, lamentou o ministério em nota.

Chaves era técnico da Companhia Energética de Brasília (CEB). No dia da explosão, a CEB informou que ele utilizava uniforme antichamas e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados para a atividade.

A companhia destacou ainda que acompanhava a situação de saúde do funcionário de perto.

Segundo o Ministério da Igualdade Racial, a explosão foi causada por um curto-circuito após uma intervenção na subestação de energia, instalada na área externa do prédio. “Em razão do curto, houve um princípio de incêndio que foi controlado pelas equipes de brigada de incêndio do edifício e pelo Corpo de Bombeiros Militar. A fumaça atingiu o interior do Bloco C e foi necessária a evacuação imediata”, informou a pasta.

O Corpo de Bombeiros acrescentou que, além das vítimas encaminhadas ao hospital, outras 20 pessoas receberam atendimento no local.