Política

Novas leis instituem Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais no Tocantins

Normas sancionadas visam fomentar o turismo e valorizar o patrimônio cultural e natural do estado

28/11/2025
Novas leis instituem Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais no Tocantins
Ricardo Ayres, relator da proposta na CCJ - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Duas novas leis federais, a Lei 15.274/25 e a Lei 15.275/25, criam oficialmente as Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (27).

Originadas a partir dos projetos de lei PL 1778/23 e PL 1779/23, ambos de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), as propostas foram aprovadas pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado e, em 2025, pelo Senado. Confira a tramitação.

A Rota do Capim Dourado contempla municípios como Mateiros, São Félix, Ponte Alta, Novo Acordo, Almas e Lagoa do Tocantins, entre outros. O roteiro destaca o capim dourado como símbolo cultural e econômico da região. Ao apresentar a proposta, Ricardo Ayres ressaltou a necessidade de canalizar recursos para o desenvolvimento da rota, "que ainda carece de uma boa infraestrutura receptiva".

Por sua vez, a Rota das Serras Gerais reúne cidades como Dianópolis, Arraias, Taguatinga e Natividade, reconhecidas pelo patrimônio natural e histórico que atrai visitantes interessados em turismo de aventura, natureza e cultura. "A iniciativa é parte de nossa luta contínua para divulgar as belezas da região, acolher os visitantes, difundir a consciência ambiental e gerar empregos e oportunidades de empreendedorismo em nosso Estado", afirmou Ricardo Ayres ao defender a criação da rota turística.