Política
Congresso derruba 24 trechos do veto presidencial ao licenciamento ambiental
Parlamentares rejeitam parte do veto de Lula e restituem dispositivos que flexibilizam regras ambientais, contrariando recomendações de entidades
O Congresso Nacional derrubou, até o momento, 24 dispositivos do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental. A decisão representa uma derrota para o governo federal e vai na contramão dos alertas emitidos por organizações ambientalistas.
Deputados e senadores ainda analisarão, em votações separadas, outros 28 dispositivos — entre eles, alguns dos pontos mais sensíveis, como o que autoriza o licenciamento por autodeclaração para empreendimentos de médio potencial de impacto ambiental. A votação desses itens está prevista para acontecer em breve.
Dentre os trechos já restituídos pelo Congresso, destaca-se a determinação de que as condicionantes ambientais devem ser proporcionais à magnitude dos impactos identificados nos estudos exigidos durante o processo de licenciamento ambiental.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado