Política
Em resposta a Messias, Alcolumbre afirma que Senado seguirá rito constitucional para análise de indicação ao STF
Presidente do Senado destaca respeito institucional e garante que sabatina de Jorge Messias ocorrerá conforme prevê a Constituição
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta segunda-feira, 24, que a Casa seguirá rigorosamente o rito estabelecido pela Constituição para análise da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração de Alcolumbre foi uma resposta à nota pública divulgada por Messias mais cedo, dirigida ao presidente do Senado. Alcolumbre vinha defendendo o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso na Corte.
"O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, toma conhecimento, com respeito institucional, da manifestação pública do indicado ao Supremo Tribunal Federal", diz nota assinada pela assessoria de imprensa da presidência da Casa.
O texto reforça que "o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República".
A nota ainda esclarece que a análise da indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrerá no momento oportuno, "de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto".
Nesta segunda, Jorge Messias afirmou que buscará dialogar com todos os senadores para ouvir "atentamente suas preocupações com a Justiça de nosso País" e apresentar as perspectivas que pretende levar ao Supremo, caso seja aprovado, "para lá agir em defesa de nossa Constituição Federal".
"Iniciada a primeira semana após a minha indicação, sinto-me no dever de me dirigir ao presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, para oferecer-me ao seu escrutínio constitucional", declarou Messias em sua nota. "O faço também por reconhecer e louvar o relevante papel que o presidente Alcolumbre tem cumprido como integrante da Casa, que agora preside pela segunda vez, atuando como autêntico líder do Congresso Nacional, atento a elevados processos decisórios, em favor de nosso País."
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal