Política

Esperidião Amin cobra Ministério dos Transportes sobre obras na BR-101

Senador pressiona por definição sobre intervenções no Morro dos Cavalos e otimização da BR-101 Norte ainda em 2024

18/11/2025
Esperidião Amin cobra Ministério dos Transportes sobre obras na BR-101
Esperidião Amin cobra Ministério dos Transportes sobre obras na BR-101 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (18), o senador Esperidião Amin (PP-SC) voltou a cobrar decisões urgentes do Ministério dos Transportes para destravar duas pendências consideradas essenciais por ele: a definição sobre a obra no Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, e o avanço do contrato de otimização da BR-101 Norte. Segundo o parlamentar, ambas as questões precisam ser encaminhadas ainda este ano para garantir segurança viária e viabilizar investimentos futuros.

— Portanto, o primeiro pedido é para que o ministro tome uma decisão. Se ele precisa consultar o governador, se ele precisa trocar ideias com a bancada federal, nós estamos prontos. Isto é uma prioridade! — defendeu Amin.

O senador relembrou o acidente ocorrido em março na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), quando um caminhão carregado com gás inflamável capotou, explodiu e incendiou mais de 20 veículos, expondo o que classificou como “um dos maiores gargalos rodoviários do país”. Ele defendeu que a obra seja incluída na concessão da BR-101 Sul, o que permitiria liberar o futuro contrato de otimização da BR-101 Norte — que, segundo estimativas mencionadas pelo parlamentar, deve envolver cerca de R$ 8 bilhões em intervenções.

Amin reforçou que seguirá tratando do tema nos próximos dias e fez um apelo direto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, para que tome uma decisão definitiva sobre a alocação e o escopo da obra no Morro dos Cavalos, permitindo que o planejamento das intervenções na BR-101 avance.

— Nós precisamos ter essa definição o mais rapidamente possível, para começarmos o ano de 2026 com pelo menos a perspectiva de início desse conjunto de obras. Não há na logística brasileira um assunto tão premente e praticamente tão escandaloso quanto este, que diz respeito à BR-101 Norte, contrato de otimização, e início da BR-101 Sul, com a decisão a respeito das obras do Morro dos Cavalos — concluiu o senador.