Política
Defesa do 'Careca do INSS' pede ao STF desbloqueio de valores para quitar dívidas trabalhistas
Empresário, preso por suspeita de desvios no INSS, solicita liberação de recursos bloqueados para pagar ex-funcionários após fechamento das empresas
A defesa do empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS" e preso desde setembro sob suspeita de envolvimento em um esquema de desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), solicitou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), o desbloqueio de parte dos valores bloqueados em suas contas.
O empresário está detido por ordem do ministro, no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto. Nesta quinta-feira (13), Antunes foi alvo de um segundo mandado de prisão preventiva, também expedido por Mendonça, sob a acusação de tentar ocultar valores desviados do INSS.
Segundo a nova defesa, o pedido ao STF tem como objetivo viabilizar o pagamento de dívidas trabalhistas de suas empresas, referentes a processos movidos por ex-funcionários. Com o início das investigações da Polícia Federal, as empresas do "Careca do INSS" tiveram R$ 55 milhões bloqueados e interromperam suas atividades, resultando na demissão dos empregados.
Os advogados Danyelle Galvão e Leandro Raca, que assumiram a defesa após a saída de Cléber Lopes, solicitaram o desbloqueio de recursos suficientes para quitar dívidas trabalhistas que vencem nos próximos dias, no valor de R$ 155 mil.
"Após o bloqueio global dos ativos das empresas e de Antônio, as atividades empresariais foram encerradas e todos os funcionários/colaboradores foram desligados, à exceção de uma colaboradora que tem estabilidade. Várias reclamatórias trabalhistas foram ajuizadas e em 25 casos as audiências de conciliação já ocorreram e acordos foram firmados, como adiante exposto", informa a petição apresentada ao STF.
A defesa também ressalta que os bloqueios paralisaram as atividades da ACDS, sociedade que depende do capital de sua controladora para honrar compromissos com ex-empregados e manter obrigações correntes.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec