Política
Comissão aprova projeto que inclui IDH na definição de políticas públicas
Proposta prevê uso do Índice de Desenvolvimento Humano como critério para priorizar ações e recursos em programas de segurança alimentar e nutricional
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que inclui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como critério na definição de prioridades para ações e políticas públicas. A proposta altera a lei que instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), ao Projeto de Lei 6174/23, de autoria do deputado Padovani (União-PR). Segundo a relatora, a nova redação busca aprimorar a técnica legislativa.
“Usar o IDH como critério em políticas de segurança alimentar e nutricional é relevante, pois ajuda a identificar os municípios com maiores dificuldades para garantir o direito à alimentação adequada”, destacou Andreia Siqueira em seu parecer.
Para o deputado Padovani, autor da proposta original, “a inclusão desse índice contribuirá para a eficiência na distribuição dos recursos federais, uma vez que direcionará a política para regiões mais carentes e com maior demanda”.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec