Política
Rejeição a Lula permanece acima de 50% e só é superada por Ciro e família Bolsonaro, aponta Genial/Quaest
Levantamento mostra que 53% dos entrevistados rejeitam o presidente; índices são maiores apenas para Ciro Gomes e membros da família Bolsonaro
A rejeição eleitoral ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece acima dos 50%, sendo superada apenas pelos nomes ligados à família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 13.
De acordo com o levantamento, 53% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula. Apesar do índice elevado, a rejeição ao presidente é menor do que a registrada entre os membros da família Bolsonaro: Jair Bolsonaro é rejeitado por 60% dos entrevistados; Michelle Bolsonaro, por 61%; e Eduardo Bolsonaro, por 67%. Ciro Gomes também apresenta rejeição superior à de Lula.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.
Em comparação a outubro, a rejeição a Lula oscilou dois pontos percentuais para cima, passando de 51% para 53%. Em maio, o índice era de 57%. No mês passado, o presidente anunciou que pretende disputar um quarto mandato em 2026. O estudo apontou ainda que Lula supera adversários em cenários de segundo turno, mas as margens de vitória diminuíram.
Entre os opositores de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro é o mais conhecido do público. Michelle Bolsonaro apresenta o menor índice de desconhecimento, com apenas 11% dos entrevistados afirmando não conhecê-la. Eduardo Bolsonaro é desconhecido por 12%, e Ciro Gomes, por 16%.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido