Política
Senado confirma Edvaldo Nilo de Almeida para o CNMP
Jurista baiano, indicado pela Câmara, teve nome aprovado com ampla maioria e destaca trajetória acadêmica e atuação no Ministério Público
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação de Edvaldo Nilo de Almeida para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A escolha recebeu 54 votos favoráveis e apenas 3 contrários, consolidando o apoio ao nome indicado pela Câmara dos Deputados.
Mais cedo, Almeida já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde sua indicação (OFS 15/2025) foi relatada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Segundo o relator, Almeida se destaca pela atuação exemplar na advocacia e é motivo de orgulho para a Bahia, seu estado natal.
Formado em Direito pela Universidade Salvador (Unifacs), Almeida possui doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Seu currículo inclui ainda pós-doutorados pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Além da experiência como professor em diversas instituições de ensino superior, atualmente exerce o cargo de procurador do Distrito Federal.
“Edvaldo Almeida é um baiano de Antas e tem uma carreira brilhante como advogado. Competente e preparado, tem uma bonita história de vida”, destacou o senador Otto Alencar (PSD-BA) durante a sessão plenária.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido