Política
Dirigente de associação investigada por descontos depõe à CPMI na segunda
Igor Dias Delecrode, ligado à Aasap e outras entidades suspeitas de descontos indevidos em benefícios, será ouvido por senadores e deputados na próxima semana
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS agendou para segunda-feira (10), às 16h, o depoimento de Igor Dias Delecrode, ex-dirigente da Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (Aasap) e de outras entidades investigadas por suspeita de descontos indevidos em benefícios previdenciários. Delecrode também é apontado como sócio de empresas envolvidas nas apurações de fraude.
Os pedidos de convocação foram apresentados pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União–AL), e por outros parlamentares tanto da oposição quanto da base do governo, como Kim Kataguiri (União–SP) e Paulo Pimenta (PT–RS).
Segundo a justificativa da convocação, Delecrode deverá esclarecer o funcionamento da Aasap e de outras associações, como a Amar Brasil Clube de Benefícios, a Master Prev e a Andapp, citadas pela imprensa como integrantes do esquema apelidado de Farra do INSS. Essas entidades são suspeitas de movimentar cerca de R$ 700 milhões por meio de mensalidades descontadas de aposentados sem autorização prévia.
A CPMI também pretende apurar a relação de Delecrode com outros dirigentes, como Felipe Macedo Gomes (Amar Brasil), Anderson Cordeiro (Master Prev) e Américo Monte (Andapp). O objetivo é identificar uma possível estrutura societária comum, transferências financeiras entre as entidades e o uso compartilhado de serviços, como tecnologia, biometria e administração.
Como participar
O evento será interativo: cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania. As mensagens podem ser lidas e respondidas ao vivo por senadores e debatedores. O Senado também oferece declaração de participação, que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários. O Portal e-Cidadania recebe ainda opiniões sobre projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado