Política

CPMI do INSS solicita proteção para deputado Duarte Jr. após ameaças

Vice-presidente da comissão pede reforço policial após receber ameaças de colega de partido; presidente da CPMI acata solicitação e aciona autoridades para garantir segurança

07/11/2025
CPMI do INSS solicita proteção para deputado Duarte Jr. após ameaças
Duarte Jr.: no Brasil, quem comete crime fica impune, quem faz o certo vive com medo - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), pediu proteção policial para si e sua família após ter sido ameaçado pelo deputado estadual maranhense Edson Araújo.

Araújo, que também é filiado ao PSB, ocupa o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, entidade que recebeu recursos provenientes de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Duarte Jr. declarou que as ameaças não irão intimidar o andamento das investigações da CPMI. "Neste país, quem comete crime fica livre, fica impune, e quem faz o que é justo vive num estado de insegurança, de medo", afirmou.

"Peço ajuda de vossas excelências para que eu possa garantir o mínimo de segurança para minha família e, assim, possamos continuar com esses trabalhos", reforçou o deputado.

Proteção concedida
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), atendeu ao pedido de Duarte Jr. "Vamos oficiar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que, junto à Polícia Legislativa, promova proteção em Brasília, enquanto a Polícia Federal possa garantir a segurança da família e do nosso vice-presidente no Maranhão", anunciou.

Duarte Jr. recebeu manifestações de solidariedade de diversos integrantes da CPMI, incluindo sugestões para convocar Edson Araújo ao colegiado.