Política

Deputado da CPI do INSS terá escolta após ameaças de colega do mesmo partido

Decisão foi tomada após o deputado Duarte Jr. relatar ameaças feitas por Edson Araújo, ambos do PSB-MA, durante discussões na comissão. Polícia Legislativa será responsável pela segurança.

06/11/2025
Deputado da CPI do INSS terá escolta após ameaças de colega do mesmo partido
Presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O presidente da CPI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), autorizou nesta quinta-feira (6) o pedido de escolta para o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), após o parlamentar relatar ameaças feitas por Edson Araújo, deputado estadual e correligionário no Maranhão. O ofício foi encaminhado para que a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados providencie a segurança ao deputado.

Durante sessão da CPI do INSS realizada na segunda-feira (3), Duarte acusou Araújo de receber "quase R$ 5 milhões" por meio da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão e solicitou a expulsão dele do partido. Ainda naquele dia, Duarte recebeu mensagens de Araújo pelo WhatsApp. "Palhaçada. Quer aparecer. Lugar de palhaço é no circo", escreveu Araújo.

Duarte respondeu pedindo respeito, mas Araújo intensificou as ameaças, conforme mostram as mensagens: "Nunca recebi nada de aposentado. Nós ainda vamos nos encontrar", afirmou Araújo. "Você está me ameaçando?", questionou Duarte. "Tô, por quê? Você é um m. irresponsável", rebateu Araújo.

O diálogo continuou com Duarte rebatendo: "Deputado, suas agressões e ameaças só demonstram o quão errado você está." Araújo insistiu: "Você vai ter que provar tudo que falou ou vai se arrepender." "O que você vai fazer?", perguntou Duarte. "Você vai saber", concluiu Araújo.

Procurado, Edson Araújo não respondeu ao contato da reportagem. Já na quinta-feira (5), Duarte registrou boletim de ocorrência e formalizou o pedido de escolta ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

"Considerando a natureza da ameaça, solicito as devidas providências para a adoção de medidas de proteção e escolta, conforme os protocolos de segurança da Câmara dos Deputados, até que sejam asseguradas as condições necessárias de segurança no âmbito pessoal e familiar", solicitou Duarte a Motta. O deputado também pediu ao senador Carlos Viana que paute a votação das quebras de sigilo bancário e fiscal, além da convocação de Araújo para depor.