Política
CPMI do INSS ouve Onyx Lorenzoni nesta quinta-feira
Ex-ministro do Trabalho e da Previdência será ouvido após votação de requerimentos na comissão; sessão é aberta à participação popular
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ouvirá nesta quinta-feira (6) o ex-ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni. O depoimento está previsto para ocorrer logo após a votação dos requerimentos, marcada para as 9h.
Em uma de suas primeiras decisões, a CPMI definiu que todos os ex-ministros da Previdência e ex-diretores do INSS a partir de 2015 seriam convidados a prestar esclarecimentos. Onyx esteve à frente da pasta entre julho de 2021 e março de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro.
Os convites para a participação de Onyx foram apresentados pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) (REQ 547/2025), pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) (REQ 781/2025) e pela senadora Leila Barros (PDT-DF) (REQ 384/2025).
Para a senadora Leila Barros, a presença do ex-ministro "será fundamental para esclarecer pontos relevantes, permitindo que esta comissão alcance um diagnóstico preciso da situação e, ao final, apresente propostas efetivas de aprimoramento da Previdência Social".
O senador Randolfe Rodrigues acrescenta que, conforme matérias publicadas na imprensa, “o ex-ministro teria recebido doação vultuosa de representante de outra entidade suspeita de fraudar os descontos" de aposentados e pensionistas do INSS.
Requerimentos em pauta
Na parte deliberativa, a comissão irá votar 186 requerimentos. Entre eles, destaca-se o REQ 1.987/2025, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que solicita acareação entre o advogado Eli Cohen e o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS". O vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), também apresentou requerimento semelhante (REQ 1.985/2025).
O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou o REQ 2.084/2025, que pede a convocação do empresário Andre Piacentini Arnus, sócio-administrador da empresa BMG Corretora de Seguros. Segundo Gaspar, a BMG é uma das beneficiárias de recursos provenientes de entidades associativas envolvidas em fraudes de descontos em benefícios do INSS.
A CPMI do INSS é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Como participar
O evento será interativo: cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos ao vivo por senadores e debatedores. O Senado oferece declaração de participação, válida como hora de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe opiniões sobre projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas