Política

Criação do Dia de Conscientização sobre agenesia de membros segue para sanção

Senado aprova projeto que institui 25 de agosto como data nacional dedicada à conscientização sobre a ausência ou má-formação congênita de membros.

05/11/2025
Criação do Dia de Conscientização sobre agenesia de membros segue para sanção
Para Damares, data contribuirá para inclusão das pessoas que nascem com ausência total ou parcial de algum membro Fonte: Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Conscientização sobre a Agenesia de Membros. A agenesia é caracterizada pela ausência ou desenvolvimento incompleto de um membro, decorrente de má-formação congênita, síndromes genéticas ou traumas durante a gestação.

A proposta (PL 3.506/2020), de autoria do deputado Julio César Ribeiro (Republicanos-DF), recebeu parecer favorável da relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Segundo o texto, a data será celebrada anualmente em 25 de agosto. Como a decisão foi em caráter terminativo, o projeto segue agora para sanção presidencial.

A iniciativa busca garantir a plena integração social das pessoas com agenesia e superar as barreiras previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“A instituição do Dia Nacional da Conscientização sobre a Agenesia de Membros não se limita a um mero reconhecimento simbólico. Trata-se de promover um conhecimento mais amplo da condição; de fomentar o diálogo entre a sociedade e os indivíduos com agenesia; e de erradicar preconceitos historicamente ligados às deficiências físicas. Para isso, são imperativas iniciativas que estimulem a sensibilização pública e a educação, abordando temas que envolvem a capacidade, a aceitação e a dignidade”, destacou Damares Alves em seu voto.