Política

Motta destaca ampliação da licença-paternidade como avanço para famílias brasileiras

Presidente da Câmara ressalta que medida beneficia pais, mães e crianças ao promover maior equilíbrio nas responsabilidades familiares

04/11/2025
Motta destaca ampliação da licença-paternidade como avanço para famílias brasileiras
Hugo Motta: votação mostra o esforço da Câmara a favor da família brasileira - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a aprovação do projeto que amplia a licença-paternidade representa um importante avanço para a família brasileira, beneficiando pais, mães e crianças. "É fundamental estarmos próximos dos nossos filhos", destacou Motta ao comentar a medida.

Para o parlamentar, além de incentivar a divisão de responsabilidades entre pais e mães, a proposta contribui para combater uma desigualdade histórica no país. "Com uma paternidade mais ativa, até o retorno das mães ao trabalho se torna mais tranquilo. Estamos falando de ganhos para todos os lados e relações", avaliou.

O Projeto de Lei 3935/08, aprovado nesta terça-feira (4) pelo Plenário da Câmara, prevê a ampliação gradual da licença-paternidade de 5 para 20 dias. Conforme o texto, a licença será de 10 dias nos dois primeiros anos de vigência da nova lei, passará para 15 dias no terceiro ano e, a partir do quarto ano, será de 20 dias. Agora, a proposta segue para análise do Senado.

Motta também destacou a construção coletiva do texto, que, segundo ele, "alcançou um limite razoável entre avanços para a sociedade e um olhar sensível da Câmara para as demandas sociais". O presidente da Casa ressaltou ainda a maturidade dos deputados e o "espírito de união" diante de temas relevantes para o país.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei