Política

Humberto comemora impacto de programas federais na economia de PE

Senador destaca investimentos do governo Lula em programas sociais, saúde e infraestrutura, ressaltando avanços no emprego e combate à pobreza em Pernambuco

04/11/2025
Humberto comemora impacto de programas federais na economia de PE
Humberto Costa (PT-PE) - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira (4), em discurso no Plenário, que Pernambuco vive um período de retomada econômica e social impulsionado pelos investimentos do governo federal. O parlamentar atribuiu o cenário a programas sociais e obras estruturantes executadas durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as ações destacadas, Humberto citou os programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Pé-de-Meia, que, segundo ele, juntos beneficiam mais de 1,5 milhão de famílias no estado. O senador também ressaltou o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a ampliação do programa Farmácia Popular, o aumento de 40% nos recursos destinados ao Samu e a contratação de profissionais pelo programa Mais Médicos.

“No Mais Médicos, 1,6 mil novos profissionais estão espalhados pelo estado, especialmente em áreas mais carentes, para cuidar da população. O Farmácia Popular, que também tive a alegria de criar [durante sua gestão como ministro da Saúde], hoje oferece mais de 40 medicamentos totalmente gratuitos e já atende a 1 milhão de pernambucanos, com 600 farmácias credenciadas. O SUS bateu recorde de cirurgias eletivas no ano passado e, somente no nosso estado, foram mais de 650 mil procedimentos realizados, razão pela qual a gratidão do nosso povo o brinda [Lula] com mais de 60% de aprovação”, declarou.

Humberto acrescentou que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve destinar R$ 92 bilhões a Pernambuco, com recursos para a Ferrovia Transnordestina, a duplicação das BRs 423 e 104 e a ampliação do Aeroporto do Recife. Segundo o senador, essas medidas têm impulsionado a geração de empregos, a segurança alimentar e o desenvolvimento regional.

“No ano passado, o Brasil chegou à menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, e essa conquista também foi experimentada por Pernambuco, que, desde 2023, já gerou mais de 131 mil novos empregos formais. Graças a Lula, nosso país atingiu o menor patamar de pobreza da história e, mais uma vez, saiu do Mapa da Fome, em razão de que 991 mil pernambucanos foram salvos da situação indigna de fome e de extrema pobreza”, afirmou.