Política
Proposta sobre segurança pública deve preservar papel das polícias estaduais
PEC da Segurança Pública busca maior integração, mas enfrenta críticas sobre concentração de poder no governo federal
As polícias federal, estaduais e as guardas municipais possuem funções definidas para atuar tanto de forma independente quanto em conjunto. No entanto, uma proposta de emenda à Constituição, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, pretende reconfigurar a estrutura da segurança pública no Brasil.
Denominada PEC da Segurança Pública, a PEC 18/25 busca promover maior integração e coordenação entre os diferentes níveis federativos e órgãos de segurança.
Concentração de poder
Durante audiência na comissão especial que analisa a proposta, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Rodolfo Laterza, afirmou que o texto concentra no governo federal o poder de criar leis sobre segurança e combater o crime organizado.
Segundo Laterza, é um erro deixar apenas a União responsável por elaborar o Plano Nacional de Segurança Pública e por investigar organizações criminosas.
Alterações na comissão
O presidente da comissão especial, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), antecipou que o texto será alterado para garantir o respeito às funções das polícias estaduais e das guardas municipais. "O texto que chegou vai ser totalmente diferente do que vai sair [da comissão]", afirmou.
De acordo com Mendes, o texto final da comissão não resolverá todos os problemas da segurança pública, mas representará um primeiro passo importante.
Concentração inviável
Já o relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União-PE), destacou que concentrar as competências de segurança apenas no governo federal contraria a Constituição e é inviável na prática.
Segundo ele, "é impossível controlar o combate à violência e ao tráfico de drogas, bem como a violência do cotidiano do cidadão, a partir de Brasília".
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas