Política
Plenário ratifica acordo com Países Baixos sobre informações classificadas
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (30) o Acordo entre Brasil e Países Baixos sobre Troca e Proteção Mútua de Informações Classificadas, assinado em Brasília, em 2023. O PDL 390/2024, da Presidência da República, teve parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), aprovado previamente na Comissão de Relações Exteriores (CRE), e segue para promulgação.
Entre outros aspectos, o acordo define as autoridades de segurança competentes, os níveis de classificação de segurança, o uso e acesso de informações e os termos de tradução, reprodução, destruição e transmissão de informações.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o acordo “reforça a confiança na relação entre as partes ao estabelecer regras e procedimentos para a proteção de informações sigilosas trocadas entre o Brasil e os Países Baixos”.
O relatório aprovado destaca a importância do acordo, pois cria “ambiente propício para a intensificação da cooperação bilateral, em especial em áreas como defesa, segurança e inteligência”.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido