Política
Haddad diz que governo do Brasil não vai retaliar EUA após tarifaço
Política, Fernando Haddad, tarifaço, EUA
O governo brasileiro não vai retaliar os Estados Unidos em relação a taxação de 50% nos produtos do Brasil, mas sim proteger a indústria e o agronegócio. Foi o que disse nesta sexta-feira (1º), o ministro da Fazenda Fernand Haddad.


As primeiras medidas já estão prontas e devem ser avaliadas pelo presidente Lula nos próximos dias. A expectativa do governo é que as ações comecem a ser implementadas já na próxima semana, com apoio do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.
Segundo Haddad, a decisão norte-americana foi classificada como “injustificável” e sem precedentes no relacionamento comercial com outros países. O governo estuda alternativas jurídicas na Organização Mundial do Comércio, na Justiça dos Estados Unidos e aposta também no diálogo diplomático.
Internamente, o governo federal discute parcerias com estados e entidades do setor produtivo para calibrar o apoio a empresas afetadas. O mercado interno aquecido e a demanda crescente por alimentos são apontados como alternativas para parte do setor.
*Com produção de Luciene Cruz
1:54
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo