Política
Bolsonaro alterou minuta golpista para livrar a cara de Arthur Lira, revela Mauro Cid
Em novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro mandou alterar a chamada “minuta do golpe” com o objetivo de retirar nomes de autoridades que seriam presas em caso de ruptura institucional — entre elas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “Ele [Bolsonaro] enxugou a lista. Livrou a cara de muita gente. Só Alexandre de Moraes continuava como alvo de prisão”, disse Cid ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito.
O documento, elaborado inicialmente pelo ex-assessor Filipe Martins, previa a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e de outras figuras do Judiciário e do Congresso. Com as alterações pedidas por Bolsonaro, a nova versão passou a citar apenas Moraes como alvo de detenção, enquanto os demais seriam beneficiados com habeas corpus preventivo.
Segundo Cid, as mudanças foram feitas diretamente por Filipe Martins, na frente de Bolsonaro, que acompanhou o processo de reescrita. “O presidente leu, pediu as mudanças, e o Filipe mexeu no texto na hora”, relatou o ex-ajudante de ordens. Após a “limpeza” no documento, a nova versão da minuta foi apresentada a generais das Forças Armadas, como tentativa de angariar apoio ao plano.
A informação reforça o envolvimento direto de Jair Bolsonaro na elaboração do documento antidemocrático e demonstra como o então presidente tentou proteger aliados próximos, como Arthur Lira, de qualquer consequência em um eventual golpe de Estado. Ainda de acordo com Cid, a estratégia era garantir apoio político e institucional antes de uma ação de ruptura.
A fala de Cid compõe parte do material investigativo da operação Tempus Veritatis, que apura a organização de uma tentativa de golpe por parte de membros do governo Bolsonaro e aliados civis e militares.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo