Política
Prefeitos e o governo federal não podem resolver problemas no Judiciário, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira, 20, que os prefeitos e o governo federal não podem resolver disputas no Judiciário. Segundo o petista, é necessário que os problemas entre os Poderes sejam solucionados nas mesas de negociação. A declaração foi feita na abertura da XXVI Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
"É preciso que a gente aprenda, de uma vez por todas, que o problema que nós temos deveriam ser resolvidos em uma mesa de negociação, e não no Judiciário", disse Lula.
Segundo o presidente, o Judiciário só deve ser acionado quando a capacidade de articulação política fica "exaurida". "Quando a gente demonstrar ser incapaz de continuar em uma mesa de negociação tentando encontrar uma solução pacífica. Nem sempre as soluções emanadas de cima para baixo resultam em coisas que podem favorecer o prefeito, o governo federal ou os governos estaduais", completou.
Aos prefeitos, Lula disse ainda que atende todos os chefes dos municípios, independentemente de orientação partidária.
"Não importa saber que partido que ele é, se ele é católico, evangélico ou ateu, se ele torce pelo Corinthians ou para o Flamengo. O que importa é que ele é dono de um mandato, dado pelo povo brasileiro, e eu tenho que respeitar isso", afirmou o presidente.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados