Política

Câmara decide manter prisão de deputado Chiquinho Brazão

patricia.serrao 11/04/2024
Câmara decide manter prisão de deputado Chiquinho Brazão
Câmara decide manter prisão de deputado Chiquinho Brazão - Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira, manter a prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão, decretada pelo Supremo Tribunal Federal pela acusação de ser um dos mandantes dos assassinatos da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Foram 277 votos favoráveis a manutenção da prisão e 129 contrários.

Notícias relacionadas:

O parecer do deputado Darci de Matos, do PSD de Santa Catarina, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça também nesta quarta-feira, concordou com os argumentos do STF para a prisão preventiva, decretada por obstrução à justiça. Matos comemorou a decisão.

O advogado de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, defendeu a inocência do parlamentar que está preso.

Representantes de partidos de esquerda defenderam que a prisão fosse mantida, apontando o risco de que a soltura de Brazão pudesse interferir no andamento do processo.

Para a deputada Talíria Petrone, do PSOL do Rio, a decisão é uma resposta ao país.

Já deputados de direita reclamaram que a prisão poderia contrariar a Constituição, que prevê a prisão de parlamentares apenas em flagrante de crime inafiançável. O deputado Cabo Gilbeto Silva, do PL da Paraíba, ainda defendeu que a decisão do plenário foi equivocada.

O deputado Chiquinho Brazão ainda vai responder no Conselho de Ética da Câmara. O órgão abriu processo por quebra de decoro nesta quarta-feira, cabendo ao presidente do Conselho, o deputado Leur Lomanto, do União Brasil da Bahia, fazer a indicação.

O deputado Chiquinho Brazão foi preso no dia 24 de março, junto com o irmão, Domingos Brazão, membro do Tribunal de Contas do estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal apontou que o motivo do crime seria a ameaça que a ex-vereadora Marielle representava aos interesses da família Brazão em loteamentos ilegais em áreas comandadas por milícias no Rio.

Política Brasília Câmara decide manter prisão de deputado Chiquinho Brazão Justiça suspende pagamento de R$ 581 mil em férias a Domingos Brazão Irmãos Brazão são levados para presídios em Campo Grande e Porto Velho 11/04/2024 - 06:12 Daniella Longuinho / Patrícia Serrão Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional Chiquinho Brazão quinta-feira, 11 Abril, 2024 - 06:12 3:56