Política

Caixa troca de presidente uma vez por ano, em média, nos governos Temer, Bolsonaro e Lula

Rita Serrano teve sua demissão anunciada nesta quarta-feira; será a sexta mudança no cargo desde 2018

Agência O Globo - GLOBO 25/10/2023
Caixa troca de presidente uma vez por ano, em média, nos governos Temer, Bolsonaro e Lula
Caixa troca de presidente uma vez por ano, em média, nos governos Temer, Bolsonaro e Lula - Foto: Reprodução

Em uma manobra para aproximar ainda mais o Centrão do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira que Rita Serrano deixará a presidência da Caixa Econômica Federal. Contando mandatos interinos, esta será a sexta troca desde 2018. Ou seja, em média, cada ocupante fica no cargo por um ano.

Serrano é funcionária de carreira do banco desde 1989 e estava na chefia da instituição desde janeiro desde ano. O Palácio do Planalto confirmou que o novo presidente da Caixa será o economista e servidor da Caixa Carlos Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A troca foi oficialmente anunciada após uma reunião nesta quarta-feira entre Lula e Rita Serrano, no Palácio do Planalto.

A presidência e as diretorias da Caixa estão na mira do Centrão, e a mudança na cúpula do banco faz parte de um acordo para garantir uma sabe cólica ao governo para a aprovação de projetos encaminhados ao Congresso, especialmente a casa comanda por Lira.

Durante os governos de Jair Bolsonaro e Michel Temer, o comando do banco público também teve trocas recorrentes. No caso da gestão de Bolsonaro, houve o escândalo envolvendo o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acusado por funcionárias de assédio sexual e moral. Ele nega as acusações.

A Caixa teve 29 trocas de presidência desde 1970. Os períodos de maior rotatividade foram:

De 1977 e 1979 com 4 trocas;

De 1990 e 1994 com 5 trocas;

De 2018 a 2023 com 6 trocas.