Política
CPI do 8 de Janeiro: relatório deve propor indiciamento de Bolsonaro, Cid, Silvinei, Zambelli e Torres; veja lista
Parecer da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) será lido na sessão desta terça-feira e pode ser votado amanhã
O relatório final da CPMI do 8 de Janeiro, que será apresentado nesta terça-feira pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), terá uma extensa lista de pedidos de indiciamento envolvendo integrantes e aliados do governo passado. Além do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, a lista inclui o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o ex-diretor da Polícia Federal Rodoviária (PRF) Silvinei Vasques, os ex-ministos Anderson Torres (Justiça), Walter Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (GSI), além da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Segundo apurou O GLOBO, Eliziane deve apontar Bolsonaro como um dos principais autores intelectuais dos atos antidemocrático que tiveram início após o segundo turno das eleições de 2022 e resultaram no ataque aos prédios dos Três Poderes em Brasília no início do ano.
Os demais ex-participantes do governo Bolsonaro também devem aparecer como autores intelectuais da tentativa de golpe.
Torres será apontado como responsável por dificultar o trânsito de eleitores no dia do segundo turno usando recursos da PRF. O ex-chefe da corporação é investigado atualmente em inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente sabotar o esquema de proteção montado para evitar os ataques às sedes dos Três Poderes.
Durante a invasão e depredação nos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Federal e do STF, ele estava nos Estados Unidos, sendo preso ao desembarcar no Brasil.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola