Política
Ataques a Moraes: defesa de empresário acusado de ofender ministro inclui no inquérito vídeo gravado de celular; assista
Gravação foi feita em aeroporto na Itália, depois do momento em que Roberto Mantovani teria dado um tapa em filho do ministro
A defesa do empresário Roberto Mantovani Filho apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um vídeo gravado de celular que mostra parte da confusão entre a família dele e o ministro Alexandre de Moraes, ocorrida em julho deste ano. Na gravação, Moraes aparece virando-se em direção ao Mantovani e sua mulher e chamando alguém de "bandido". O momento ocorreu depois que o empresário teria dado um tapa no filho do ministro.
Malu Gaspar: Imagens mostram brasileira provocando Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma
Expulso de partido: Suspeito de hostilizar Moraes teve santinho ao lado de Lula quando se candidatou a prefeito no interior de SP
O vídeo tem nove segundos e começa depois que uma discussão já havia sido iniciada. Dirigindo-se a Mantovani e a sua família, Moraes questiona se eles estão com "medo" e afirma que serão "identificados", e começa a andar em direção contrária. O empresário questiona se está sendo ameaçado, e o ministro vira para trás e o chama de "bandido". Também é possível ver Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro, que afirma que eles serão "processados".
A assessoria de imprensa do STF afirmou que Moraes não irá comentar.
O episódio é alvo de um inquérito do STF, que foi prorrogado na quarta-feira por mais dois meses. Em um relatório em que analisa as imagens das câmeras de segurança do aeroporto, a Polícia Federal (PF) afirma que as gravações indicam que, em outro momento, Mantovani realizou "uma aparente agressão física" a Alexandre Barci.
Em petição apresentada nesta quinta-feira, a defesa de Mantovani afirmou a gravação registra o "único momento em que o Min. Alexandre se encontra presente e próximo dos investigados" e ressalta que "nenhuma ofensa é a ele direcionada". De acordo com o advogado Ralph Tórtima Stettinger Filho, Alexandre Barci estava proferindo "ofensas" à mulher do empresário, Andréa Murarão.
A defesa anexou um parecer, elaborado por um perito contratado por eles, que afirma que "não há descontinuidade nem na sequência de frames nem na trilha de áudio" e que "há sincronia entre os movimentos labiais dos falantes que aparecem nas cenas e o conteúdo das falas emitidas", indicando que não foram feitas edições.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos