Política
Constituição Federal brasileira completa 35 anos
São 35 anos completos nesta quinta-feira desde que, em 5 de outubro de 1988, Ulysses Guimarães anunciou a promulgação da Constituição Federal com um exemplar nas mãos.
A nova lei maior marcou a redemocratização, após mais de 20 anos de ditadura militar, e deu lugar de destaque aos direitos civis e políticos das pessoas. Não foi à toa que ganhou o apelido de “Constituição Cidadã”.
O ex-senador Bernardo Cabral foi o relator-geral em todas as fases da Constituinte, por isso cabia a ele ouvir e segurar a pressão de parlamentares, da sociedade, de governos e do poder econômico. Ele destaca que o texto foi construído a partir da vontade popular.
O pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa Júlio Aurélio Lopes defende que o país faça uma reflexão sobre a cidadania na democracia na semana da Constituição.
A Constituição de 88 garantiu direitos no trabalho e fundamentais como a livre manifestação do pensamento e a liberdade de crença, entre outros. Ainda determinou voto democrático para escolha de governantes e a organização política do país.
* Com produção de Daniel Lima.
Política “Constituição Cidadã” garantiu direitos civis e políticos das pessoas Brasília 05/10/2023 - 08:15 Nádia Faggiani/ Renata Batista Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional 35 anos da Constituição quinta-feira, 5 Outubro, 2023 - 08:15 137:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo