Política
Lira lembra os ataques do dia 8 ao celebrar os 35 anos da Constituição: 'Refutamos as tentativas de vilipendiar a democracia'
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lembrou dos ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro ao celebrar os 35 anos da Constituição Federal, nesta quarta-feira. Em seu discurso durante um seminário comemorativo, Lira lembrou que foi a Constituição Federal que garantiu respostas rápidas à destruição nos prédios dos três poderes. No dia 9 daquele mês, menos de 24 horas após os ataques, deputados se reuniram para votar a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.
A medida foi considerada fundamental para impedir novas investidas antidemocráticas. Lira também ressaltou a Constituição como instrumento para "a igualdade, a equidade, a justiça social e o respeito integral aos cidadãos".
— Foi sob a guia da Constituição que refutamos veementemente a tentativa daqueles que invadiram este prédio no último 8 de janeiro, com o intuito de vilipendiar a nossa democracia. E foi sob o amparo da mesma Constituição que, no dia seguinte, estávamos reunidos neste recinto, para reafirmar que a Casa onde o povo brasileiro se faz representado permanece de pé, imbuída da obrigação de estabilizar e legitimar o poder que emana do povo — afirmou.
No evento, também estavam presentes o ex-presidente do PT e ex-deputado Constituinte, José Genoíno, as deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e Maria do Rosário, além do senador constituinte José Fogaça. Lira ressaltou o papel da Câmara na manutenção da democracia e o trabalho dos parlamentares para respeitar o limites constitucionais.
– Nas páginas que estão sempre sobre a Mesa da Câmara dos Deputados estão expressos os direitos e garantias fundamentais que nos colocam a todos como iguais e que nos protegem em nossa liberdade e segurança. A Constituição é o início e o fim. No percurso até a igualdade, a equidade, a justiça social e o respeito integral aos cidadãos, somos instigados a tomar decisões, a fiscalizar as ações de governo e a combater as distorções e desequilíbrios que teimam em nos direcionar para o atraso – completou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo