Política

Garantia de acesso ao aborto legal, prevista em programa de Direitos Humanos, gera polêmica em debate

Audiência pública na Câmara dos Deputados reuniu especialistas para discutir pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos

20/09/2023
Garantia de acesso ao aborto legal, prevista em programa de Direitos Humanos, gera polêmica em debate
Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras realiza nova audiência pública nesta quinta-feira (21), às 10 horas, no plenário 13. Os deputados querem ouvir representantes e ex-funcionários de várias empresas suspeitas de fraudes com criptomoedas.

Entre essas empresas está a Maxmilhas, que se fundiu com a 123milhas em janeiro. A 123milhas suspendeu a emissão de passagens aéreas da linha promocional e entrou em recuperação judicial.

O deputado Caio Vianna (PSD-RJ) afirma que as duas empresas vendiam pacotes flexíveis com preços baixos. "É importante compreender a dinâmica operacional da empresa [Maxmilhas], a fim de avaliar a viabilidade desses valores", afirma o parlamentar.

Influenciador de moedas digitais
A comissão vai ouvir também o influenciador digital Diego Aguiar. O deputado Ricardo Silva (PSD-SP) informa que Aguiar é acusado de "manipular o mercado de moedas de jogos NFT1, após o token Eternal registrar um colapso no mercado, caindo 95% em 11 dias".

"Além disso, ele era um dos que promovia a empresa You X Wallet, que depois se mostrou mais um possível esquema de pirâmide financeira", acrescenta Silva.