Política
Marcos Pereira destaca acolhimento de Israel aos judeus etíopes que fugiam de perseguições
Exposição mostra epopeia dos milhares de judeus etíopes levados em momentos diferentes da África para Israel
O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), destacou as ações migratórias e a política de acolhimento de Israel aos judeus etíopes que fugiam da perseguição política e religiosa em seu país. Pereira participou da inauguração da exposição Homenagem aos Judeus Etíopes", do jornalista Sionei Ricardo Leão. O evento narra a epopeia dos milhares de judeus etíopes que foram levados em momentos diferentes da África para o Oriente Médio, com o objetivo de escapar das perseguições políticas e religiosas e das dificuldades socioeconômicas.
Dezenas de milhares de integrantes desse grupo foram removidos da Etiópia para Israel na década de 80 e início da década de 90, através do Sudão, em três diferentes operações massivas de resgate. O caso, conhecido como Beta Israel, provavelmente é o único de migração em larga escala de africanos motivada por causas humanitárias.
Marcos Pereira salientou a política migratória de Israel e a força da tradição judaica. “A saga dos judeus etíopes que migraram para Israel é o único episódio conhecido na história da humanidade em que negros, pobres e perseguidos partiram da África para uma melhor situação econômica e social e não para a escravidão”, disse na abertura do evento.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo