Política
CRE aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Costa Rica
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (14) a iniciativa do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) para a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Costa Rica (PRS 82/2023). A criação do grupo precisa agora só da chancela da Comissão Diretora do Senado para ser efetivada.
O relatório pela aprovação deste grupo parlamentar foi feito pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) e lido pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE). E destaca que Senado pode incrementar as relações entre os dois países.
— Os grupos parlamentares tem se revelado importantes instrumentos de diplomacia parlamentar. Através deles podem ser viabilizadas trocas de experiências entre os Legislativos nacionais que, com frequência, são tratadas unicamente no âmbito dos Poderes Executivos. A participação dos Parlamentos é, sem dúvida, uma forma de democratizar as ações, aproximando as iniciativas de intercâmbio do dia a dia dos cidadãos — destacou Dueire.
O relatório aprovado pontua também que a Costa Rica é uma importante plataforma visando aumentar as exportações brasileiras para a América Central e o Caribe, segundo dados do Itamaraty.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo