Política
Deputado propõe 'Dia da Facada Nunca Mais' em data que Bolsonaro sofreu ataque em 2018
Na justificativa, Hélio Lopes cita assassinato de ex-prefeito de Campinas Toninho do PT e outros casos de atentados contra políticos
O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) quer tornar 6 de setembro o "Dia da Facada Nunca Mais", data em que há cinco anos o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu um atentado durante evento de campanha em Juiz de Fora (MG). Em texto protocolado na Câmara, o parlamentar afirma que a facada sofrida pelo ex-mandatário pode representar o "combate aos atentados à vida de políticos".
Aborto, casamento gay e maioridade penal: descubra o que pensam os brasileiros sobre esses e outros temas
CPI do 8 de janeiro: governista pede acareação entre hacker Delgatti e Carla Zambelli
O projeto do aliado do ex-presidente propõe, além da mudança no calendário, que atividades educativas, tais como palestras e debates, sejam promovidos na data para que ocorra uma "conscientização sobre a importância do respeito à vida e à integridade dos políticos, bem como ao fortalecimento da democracia e ao combate à violência política". Caso seja aprovado, veículos que pertencem ao estado passariam a promover campanhas informativas sobre o tema.
Além da facada desferida por Adélio Bispo de Oliveira em Bolsonaro, Hélio Lopes cita outros atentados com políticos para justificar sua proposta, inclusive de nomes da esquerda como o ex-prefeito de Campinas (SP) Toninho do PT. Em 2001, o paulista foi assassinado à tiros durante o exercício de seu mandato.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado