Política
CPI das Pirâmides convoca sobrinho de Haddad para depor nesta terça-feira
Guilherme Nazar, contratado como diretor de corretora de criptoativos em dezembro, foi alvo de requerimento do deputado Alfredo Gaspar (União-AL)
Sobrinho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o executivo Guilherme Nazar foi convocado para prestar depoimento à CPI das Pirâmides Financeiras da Câmara nesta terça-feira. Nazar assumiu em dezembro de 2022 o posto de diretor-geral da Binance, corretora de criptoativos, no Brasil. A Binance, no entanto, informou que Nazar estará em viagem e não poderá comparecer à sessão do colegiado.
O requerimento de convocação de Nazar, aprovado pela comissão, havia sido apresentado em junho pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) — que chamou atenção em outro depoimento na CPI, no fim de agosto, ao questionar o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho sobre suas roupas e uma eventual proposta para fazer propaganda de sex shop.
No requerimento em que convocou Nazar, o parlamentar do União Brasil argumentou que a Binance já foi alvo de bloqueios financeiros pela Justiça de São Paulo neste ano e que é alvo de processo administrativo aberto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo Gaspar, a oitiva de Nazar é necessária para apurar a ligação da Binance "com empresas que respondem judicialmente por lesarem consumidores brasileiros".
"No final de dezembro de 2022, a Binance anunciou Guilherme Haddad Nazar como seu diretor-geral no Brasil. É oportuno que esta CPI possa, em oitiva, receber o Sr. Guilherme Haddad Nazar para prestar esclarecimentos sobre o que acima está exposto. Este é o objetivo da presente proposição", escreveu o parlamentar no requerimento.
A sessão da CPI das Pirâmides na qual estava previsto o depoimento de Nazar está marcada para as 14h desta terça-feira. Além do executivo, também são esperados representantes da empresa Hotel Urbano e de um grupo, denominado Valquíria, que investiga valores perdidos através de crimes financeiros.
'Estará em voo'
Após a publicação da reportagem, a Binance informou que Guilherme Nazar foi oficialmente notificado por email na manhã desta segunda-feira "acerca de sua convocação para testemunhar presencialmente" na terça. "Ocorre que Nazar estará em voo retornando de uma viagem ao exterior previamente agendada e informada à comissão", diz a empresa, por nota.
O grupo afirma que, "por essa razão", solicitou "ajustes na convocação do executivo, pleiteando que Nazar possa comparecer à CPI após seu retorno ao Brasil", a partir da próxima quarta, dia seguinte ao sugerido pela Comissão. "A exchange também pleiteou que Nazar possa testemunhar por videoconferência, como os representantes das demais corretoras de criptoativos ouvidos pelos deputados, conferindo tratamento isonômico a todos os atores do ecossistema", acrescentou a Binance.
"A Binance louva a instauração da CPI das Pirâmides Financeiras, pois acredita que essa comissão seja uma oportunidade para disseminar as melhores práticas da empresa para outros players do setor, especialmente exchanges menores, alvos preferenciais de fraudes e golpes, para que juntos possamos construir um ecossistema cripto seguro que proteja os usuários no Brasil. Por isso, a Binance vai colaborar ativamente com os trabalhos da CPI, além de prestar todos os esclarecimentos solicitados", frisou a empresa no texto.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado