Política
CPI do MST ouve assentados nesta quarta
A vinda do ministro da Casa Civil, que estava prevista para esta tarde, foi cancelada por decisão do presidente da Câmara
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados sobre o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) ouve nesta quarta-feira (9), a pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), Joviniano José Rodrigues e Noemia José dos Santos, assentados da área 3, na fazenda Palmeiras, em Goiás.
Eles devem fazer relatos sobre orientações de líderes do movimento para saquear caminhões de carga, roubar e matar reses de fazendeiros locais, invadir prédios públicos e participar de cursos que ensinam táticas de guerrilhas.
A audiência será realizada no plenário 9, a partir das 9 horas.
Rui Costa
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, era esperado nesta tarde a pedido do relator do colegiado, deputado Ricardo Salles (PL-SP). No entanto, uma decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anulou a convocação.
A decisão de Lira foi uma resposta a questão de ordem apresentada pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). No documento, Lira afirma que ministros de Estado só podem ser convocados para prestar informações perante comissões quando há correlação entre o campo temático do ministério e as atribuições do órgão convocador.
“No caso em tela, não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”, decidiu o presidente.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras